Atire a primeira pedra querm nunca sentiu aquele tremor persistente nas pálpebras, comumente associado a momentos der estresse ou sobrecarga.
O que talvez você não saiba é que esse olho tremendo pode variar de intensidade, duração, e até mesmo desencadear outros problemas oculares.
É sobre isso que iremos conversar hoje: quando você deve se preocupar com o tremos nos olhos.
a
É perigoso quando o olho fica tremendo?
Depende, o fato de uma ou das duas pálpebras começarem a tremer involuntáriamente pode ser relacionado com quando temos uma caimbra em um outro músculo, por exemplo, é um sinal do nosso corpo de que ele está cansado.
O termo médico que usamos para chamar esses espasmos musculares é a “mioclonia” ou “mioquimia” e, em geral, como é de conhecimento comum, eles estão relacionados ao cansaço, ansiedade, nervosismo, sobrecarga, noites mal dormidas, entre outros hábitos que estressam o nosso corpo.
No geral, esse tremos tende a durar algumas horas ou, no maximo, poucos dias. A situação muda, entretanto quando esses tremores são persistentes, durando semanas ou até meses.
a
Quando procurar um especialista?
Além do tremor persistente, outros indicativos de que é hora de procurar um especialista são:
– Se os espasmos musculares estiverem ocorrendo em outras partes do corpo ou rosto.
– Caso o olho também esteja inchado, vermelho ou com secreção.
– Se às suas palpebras estiverem caídas.
– Se a pálpebra fecha completamente a cada espasmo e você tem dificuldade para abrir o olho depois
– Caso exitam outros sintomas associados, como fraqueza muscular, dificuldade de andar ou falar.
a
O que pode ser quando o olho está tremendo?
O tremor no olho é um sinal de alerta que o seu corpo está mandando para que você perceba que tem algo de errado, existem diversas causas, mas às mais comuns são:
– Ansiedade, estresse e/ou sobrecarga emocional
– Noites mal dormidas, falta de sono regular e de qualidade
– Usar o celular na cama com resto do quarto escuro, logo antes de dormir
– Cansaço visual: seja por uso excessivo de telas ou falta de correção de outro problema de visão coma hipermetropia e o astigmatismo
– Doença do olho seco, alergias oculares, conjuntivite ou ceratite (inflamação na córne)
– Consumo excessivo de produtos contendo cafeina e outros estimulantes
– Falta de vitaminas e minerais
Doenças que são do corpo também podem refletir no olho tremendo, tais como: bruxismo, hipoglicemia, Mal de Parkinon e Sindrome de Tourette.
Além dos casos de Blefarospasmo, doença que atinge o sistema nervoso e causa contrações dos músculos localizados ao redor dos olhos.
a
O que fazer quando o olho começa a tremer?
Quando o tremos for passageiro, o melhor tratamento é melhorar sua qualidade de vida, fazer mais pausas, usar menos telas, se alimentar melhor, praticar exercícios físicos e diminuir a carga de trabalho são ótimas formas de garantir que às crises diminuam.
Já no cado de Blefarospasmo, que se caracteriza como uma doença, há a indicação de um tratamento com aplicação de toxina botulínica, o famoso Botox, para impoedir que os músculos se contraiam.
O que é importante termos em mente é que o olho tremendo é um sinal de alerta que o nosso corpo está emitindo e precisamos estar atentos para percebê-lo e agir para que ele não se repita.
Hábitos saudáveis e uma vida equilibrada ajudam não só nesse caso, mas na saúde ocular de maneira geral.
Entretanto, lembre-se, se o tremor for persistente ou estiver impactando a sua qualidade de vida, procure um médico oftalmologista de sua confiança.
Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre a estética ocular? Então siga a Clínica de Olhos Erechim no Instagram!
a
Autor
Dr. André H. Agnoletto
Oftalmologista
CRM-RS: 33745 | RQE: 30028