Como o próprio nome sugere, a degeneração macular relacionada à idade ou DMRI, é uma condição ocular que se manifesta, em geral, a partir dos 60 anos de idade e causa uma lesão progressiva na mácula do olho. Mécula é o nome que recebe a parte mais central e importante da retina, a consequência dessa condição é a perda gradual da visão central.
Para entender mais sobre essa doença, suas causas, tratamentos e a que sinais você deve ficar atento, continue a leitura.
–
Quais são os tipos de DMRI?
Sua forma seca é a mais comum e ocorre devido ao acúmulo de depósitos (drusas) na mácula. Esses depósitos causam a perda gradual da visão central. Este tipo de DMRI é menos grave e pode ser tratado com terapia com laser ou vitamina.
Já a forma úmida é menos comum, porém, mais grave. Ela ocorre quando vasos sanguíneos anormais crescem na mácula e podem causar danos rápidos e irreversíveis na visão central.
aa
O que pode causar a degeneração macular?
A maior causa nós já sabemos, é o envelhecimento, pois com o passar dos anos há uma maior probabilidade de desenvolvimento de depósitos na mácula, chamados drusas, que podem causar perda da visão central.
Agora veja alguns outros fatores que também podem contribuir para o desenvolvimento da DMRI:
- Histórico familiar: Ter outras pessoas da família com o mesmo diagnóstico indica que você tem maior risco de desenvolver a condição.
- Tabagismo: o cigarro pode danificar os vasos sanguíneos e aumentar o risco de desenvolver forma úmida da doença.
- Exposição excessiva à luz azul: a exposição prolongada a luz azul, que é emitida por dispositivos eletrônicos, pode danificar a retina e aumentar o risco de DMRI.
- Pressão alta: pessoas com hipertensão têm maior risco de desenvolver a doença devido ao estresse adicional sobre os vasos sanguíneos na retina.
Outros fatores de risco incluem obesidade, diabetes, e exposição a radiação UV.
aa
Como tratar a degeneração macular relacionada à idade?
Assim como às causas, para cada tipo da doença, existe uma abordagem diferente com relação aos tratamentos possíveis.
Tratamentos para a DMRI do tipo seco
- Terapia com vitaminas: auxilia na preservar a visão e impedir a progressão da doença. É feita a partir da suplementação de vitamina C, vitamina E, zinco e carotenoides como luteína e zeaxantina.
- Terapia com laser: pode ser usada para destruir as células anormais na retina e ajudar a preservar a visão central.
- Adaptação de ajudas visuais: como lentes de contato especiais, óculos de leitura e dispositivos de ampliação para ajudar a melhorar a visão central.
Existem também alguns estudos recentes que mostram que a suplementação com antioxidantes e antiinflamatórios pode ajudar a proteger a retina e atrasar a progressão da DMRI seca.
Tratamentos para a DMRI do tipo úmido
Além da terapia com laser e das ajudas visuais, a degeneração macular relacionada à idade do tipo úmido também pode se benefíciar da terapia fotodinâmica, um tratamento que envolve a administração de um medicamento sensível à luz seguido de exposição à luz intensa, para destruir os vasos sanguíneos anormais.
Em ambos os casos, vale salientar que um acompanhamento regular com um oftalmologista de confiança para monitorar a progressão da doença e determinar se outras medidas devem ser tomadas é fundamental.
aa
Como uma pessoa com degeneração macular enxerga? Quais os sintomas da doença?
São diversos os sintomasque uma pessoa portadora do DMRI pode experimentar, tudo depende do tipo e do estágio da doença. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:
- Perda de visão central: as pessoas podem ter dificuldade para enxergar detalhes precisos, como letras pequenas ou rostos.
- “Mancha escura” na visão: pode aparecer um “buraco” na visão central, como se estivessem olhando através de uma cortina.
- Dificuldade para enxergar cores de forma clara e distinta.
- Dificuldade para ler ou dirigir
- Distorção da visão: onde as linhas retas parecem torcidas ou curvas.
- Fotofobia
É importante notar que os sintomas podem variar entre indivíduos e podem piorar gradualmente com o tempo.
aa
O que fazer para prevenir a degeneração macular?
De forma geral, ter uma vida saudável é a melhor forma de reduzir o risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade.
Hábitos como comer bem, fazer exercícios regularmente, ficar de olho na pressão arterial e na diabetes, proteger seus olhos da luz e visitar seu oftalmologista regularmente são simples e, mesmo assim, vão te levar a resultados surpreendentes.
Atualmente, não existe cura para a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e não há como reverter completamente a perda de visão já ocorrida, por isso, a melhor forma de cuidar dos seus olhos com o passar dos anos é mantendo uma vida equilibrada e fazendo consultas regulares.
Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre a estética ocular? Então siga a Clínica de Olhos Erechim no Instagram!
aa
Autor
Dr. André H. Agnoletto
Oftalmologista
CRM-RS: 33745 | RQE: 30028