A blefaroplastia, também conhecida como cirurgia plástica dos olhos, é um procedimento usado para fazer a retirada do excesso de pele das pálpebras e acabar com aquele aspecto de olho caído. Além do ganho estético, a cirurgia também traz uma melhora funcional para a visão. É possível realizar o procedimento tanto nas pálpebras superiores quanto nas inferiores.
Como é feita a cirurgia de blefaroplastia?
A cirurgia não precisa de internação, ela é feita sob anestesia local e dura em torno de 45 minutos a 2 horas, dependendo dos objetivos de cada caso. O procedimento não apresenta risco para a visão e a recuperação é tranquila. Dependendo de cada caso, o paciente pode optar por remover o excesso de pele de até 4 áreas do olho:
– Da região média da pálpebra superior;
– Da região média da pálpebra inferior;
– Da bolsa de gordura lateral inferior;
– Da bolsa de gordura na região média da pálpebra inferior.
Para ter uma noção melhor de onde ficam cada uma dessas áreas, observe a figura abaixo:
A remoção de gordura das pálpebras superiores ajuda a melhorar o aspecto das bodas dos olhos, melhorando aquelas rugas que parecem sanfonadas no canto do olho. Já o efeito de optar pela remoção de gordura das pálpebras inferiores acaba com as bolsas de gordura que se acumulam embaixo dos olhos, dando um aspecto mais saudável ao olhar. Você pode optar por realizar apenas um dos procedimentos ou ambos, depende do que é recomendado para o seu caso e do resultado que você espera.
Como é o pós-operatório da blefaroplastia?
Um edema e um hematoma na pálpebra são esperados no pós-operatório, mas aos poucos eles vão desaparecendo. Nas primeiras 48 horas é importante evitar qualquer atividade que seja mais pesada, especialmente para a região dos olhos, como ler ou ficar na frente de telas como a televisão e o celular. Para ajudar a diminuir o inchaço mais rapidamente, você pode dormir com 2 ou 3 travesseiros.
O resultado final já pode ser observado de 4 a 6 semanas após a cirurgia.
Onde fica a cicatriz da blefaroplastia?
A pálpebra é a parte do nosso corpo onde a pele é mais fina, essa característica faz com que a cicatriz da blefaroplastia seja quase invisível. A cirurgia também é realizada de forma que às cicatrizes dique escondidas nos sulcos naturais da pálpebra, garantindo um resultado mais limpo e satisfatório.
Quais as vantagens da cirurgia plástica ocular?
É importante frisar que a cirurgia corrige apenas as pálpebras e não o rosto como um todo, mas seu efeito, entretanto, ajuda a rejuvenescer a imagem pessoal em grande medida.
Algumas das principais vantagens da blefaroplastia são:
– Melhorar as olheiras;
– Eliminar rugas;
– Rejuvenescer o olhar;
– Retirar às bolsas;
– Melhorar o campo de visão;
– Facilitar e melhorar o aspecto da make.
Quem pode realizar o procedimento?
Não existe pré-requisito ou limite de idade para realizar a cirurgia plástica ocular, embora os pedidos mais comuns seja a partir dos 30 anos, que é quando a pele começa a perder elasticidade e, por consequência, as marcas ficam mais intensas. Mas sendo uma pessoa saudável e não tendo nenhuma contra indicação, qualquer adulto pode optar por realizar o procedimento.
E aí, você já sabia de todos esses fatos sobre a blefaroplastia? Se identificou com o procedimento gostaria de realizá-lo?Olhe para si mesmo com mais cuidado e pergunte ao Dr. André H. Agnoletto e sua equipe sobre o assunto em sua próxima consulta e.
Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre a estética ocular? Então siga a Clínica de Olhos Erechim no Instagram!
Autor
Dr. André H. Agnoletto
Oftalmologista
CRM-RS: 33745 | RQE: 30028