A Topografia de Córnea ou Topografia Corneana é um exame médico semelhante a um mapa, assim como os mapas que vimos na escola.
Ele serve para o médico oftalmologista identificar irregularidades na córnea, além de adaptar lentes de contato.
Vem descobrir mais sobre esse exame que é fundamental para a oftalmologia.
Como é feito o exame de topografia da córnea?
É um exame simples, rápido e indolor. Para a Topografia Corneana não é necessário dilatar os olhos e nenhum equipamento entra em contato direto com o olho.
O paciente deve ficar sentado em um banco com a testa e o queijo apoiados no topógrafo, o equipamento usado para realizar o exame, e olhando para o Disco de Plácido, a parte interna do aparelho.
Enquanto você fica parado por cerca de 10 minutos, um software escaneia e registra a topografia da sua córnea.
Como entender o resultado de uma topografia de córnea?
Observe o exemplo abaixo, neste exame as áreas mais elevadas estão em vermelho, enquanto áreas planas estão em verde e áreas mais baixas em azul.
O aparelho de topografia possui uma série de anéis iluminados que refletem na córnea, de maneira que o computador possa reconstruir um mapa de relevo.
Ele utiliza o reflexo destes anéis e a proximidade entre eles para calcular a curvatura da córnea.
Para que serve o exame de topografia de córnea?
Ao analisar a topografia da córnea, o exame busca por alterações que possam ter resultados prejudiciais aos olhos, sendo assim, os principais usos são:
- Para identificar doenças: um exame alterado pode demonstrar doenças como ceratocone, e da mesma forma, irregularidades causadas por traumas.
Veja esse exemplo de um diagnóstico de ceratocone, que é um afinamento da córnea, o qual com o passar do tempo pode ficar mais pontudo.
No exemplo ilustrativo podemos perceber uma córnea no formato de uma bola de futebol (córnea normal) e outra no formato de uma bola de futebol americano (ceratocone).
- Para quem usa lentes de contato: o uso de lentes de contato, muitas vezes, requer um exame prévio de topografia corneana, para que o médico possa escolher a melhor lente para o paciente.
- A topografia também pode e deve ser utilizada em exames pré-operatórios de cirurgias refrativas, catarata e pterígio.
Exemplos de topografia de córnea
Um exame alterado pode demonstrar doenças como ceratocone, e da mesma forma, irregularidades causadas por traumas. O uso de lentes de contato, muitas vezes, requer um exame prévio de topografia corneana, para que o médico possa escolher a melhor lente para o paciente.
Basicamente o ceratocone é um afinamento da córnea, o qual com o passar do tempo pode ficar mais pontudo. Exemplos ilustrativos de uma córnea são uma bola de futebol (córnea normal) e uma bola de futebol americano (ceratocone). A topografia também pode e deve ser utilizada em exames pré-operatórios de cirurgias refrativas, catarata e pterígio.
Cuidados para a realização do exame
- Evite o uso de lentes de contato por pelo menos 2 semanas antes do exame. O uso de lentes pode alterar a curvatura da córnea e falsear o exame (warpage de córnea);
- Realize a limpeza adequada de cílios e pálpebras;
- Evite o uso de maquiagem no dia do exame (lápis, máscara para cílios, delineador, cílios postiços).
Esses cuidados são necessários para garantir a confiabilidade do exame. Com um resultado falso podemos ter um diagnóstico incorreto e, catastroficamente, um tratamento incorreto.
Siga as orientações da equipe. Da mesma forma, não fique receoso quanto a qualidade do exame, geralmente o aparelho avisa quando ocorre algum erro de aferição das medidas.
E aí, gostou de saber dessas dicas sobre como funciona uma topografia de córnea? Um exame indolor para o paciente e que auxilia, e muito, o oftalmologista na hora do diagnóstico.
Quer receber outras dicas como essa? Então siga a Clínica de Olhos Erechim no Instagram!
–
Autor
Dr. André H. Agnoletto
Oftalmologista
CRM-RS: 33745 | RQE: 30028